Organização SOS

COMO TER UMA HORTA EM CASA

Ter temperos frescos e ervas em casa é um sonho para quem gosta de cozinhar. Porém, ter uma horta em casa requer muito tempo, atenção e cuidados especiais, certo? ERRADO!
Vamos revelar como ter e manter uma horta prática, forte e bonita seja em casa ou apartamento. Preparado?

 

LUZ  E POUCO VENTO
Primeiro, escolha bem o local da sua horta. É necessário ser bem iluminado e, ao mesmo tempo, protegido do vento. No nosso caso, a nossa horta fica na varanda e ela vai muito bem lá.

VOCÊ PODE REGAR TODOS OS DIAS OU…
…Ter vasos autoirrigáveis. Tomilho, manjericão e salsinha precisam de muita água. Já o alecrim e a cebolinha, nem tanto. Por isso, anote essa dica dos vasos autoirrigáveis, pois com eles não há como errar. Os nossos são da Vasos Raiz. Você só precisa plantar direitinho e ficar atento para encher o compartimento de água 2 vezes por semana.



Veja o vídeo abaixo de como plantar no vaso autoirrigável:

 

 

CASCA DE OVO & BORRA DE CAFÉ

Você pode tomar um delicioso café da manhã e, depois, triturar a casca do ovo mexido com a borra do café e colocar como adubo na sua horta. Além das vitaminas da casca de ovo, o café também dá uma acelerada no crescimento da hortaliça.

 

PODA

Devemos ter em nossa horta ervas e temperos que utilizamos em nossa rotina, senão acabamos desperdiçando tempo e alimento. A poda deve ser feita no período inicial da floração, assim aproveitamos o tempero em seu ponto máximo de aroma e sabor.

Algumas plantas podem ser mais podadas do que outras, como a salsinha, cebolinha e coentro podem crescer até quatro vezes após realizarmos poda radical (total). Manjericão, orégano e hortelã toleram mais podas, desde que feitas de maneira moderada. O alecrim, que tem caule rígido, tolera mais podas que as plantas de caule mole, devemos cortar em torno de 5-7 cm da ponta do ramo escolhido (de preferência, os ramos mais altos) .

Para o manjericão, hortelã e sálvia (caules semi-rígidos) podemos cortar abaixo dos pares de folhas terminais. Sempre devemos podar o ramo logo acima do nó (bifurcação), isto permite que o ramo continue crescendo.

Viu só como é fácil ter uma horta em casa e cozinha com temperos frescos?

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply