Lifestyle Viagens

SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES

Esse ano teve a primeira Semana Criativa de Tiradentes – de 26 a 29 de Outubro – onde reuniu diversos talentos do país para trocar conhecimento, discutir, produzir e estimular o empreendedorismo através do design e do artesanato de tradição. A ideia foi cria um LAB com grupo de artesão e designers para desenvolver produtos únicos e com alma.

Se tivéssemos que definir o evento em uma única palavra seria: REINVENTAR! Os artesãos e designers, olharam para dentro de si e se reinventaram. Compartilharam experiências, doaram seu tempo e talento para resgatar o Brasil para os brasileiros. Nos fizeram repensar a nossa casa. Nos mostraram que o que mais vale é valorizar o que faz parte da nossa própria história.

Peça criada pela homenageada Oficina de Agosto

Fomos conferir de perto todo o artesanato, gastronomia e belezas naturais que Minas Gerais oferece. Como algumas pessoas já sabem, nós somos filhos de mineiros (uai), mas ainda não conhecíamos Tiradentes e ficamos encantados com a cidade e a hospitalidade de todos.

Choveram dicas quando falamos que iríamos à Tiradentes, mas uma coisa nos chamou atenção, sempre falavam de São João del Rei. Achamos justo procurar uma pousada lá, já que até Tiradentes era um pouco mais de 10km.

Por lá existem muitas pousadas, para todos os gostos e bolsos. Ficamos na Pousada Villa Saint Joseph que fica no distrito de Águas Santas, à 15km do centro de Tiradentes – nesse post você confere mais sobre a pousada

IDEALIZADORES

O evento mobilizou a cidade inteira e foi produzido com muito carinho por diversos colaboradores e quem conseguiu juntar todos esses talentos foi a Simone Quintas – que trabalhou por muitos anos como editora de redação especializada em design de interiores, arquitetura e paisagismo. E o Júnior Guimarães – nascido em São João del Rei e morador apaixonado da região, atuando durante anos em produções e eventos.

“O design nunca se aproximou tanto do artesanal para criar produtos únicos, com alma e com história…O maker movement é uma tendência mundial! Então já passou da hora de colocar o artesanato brasileiro no patamar que merece. Já passou da hora de designers e artesãos trocarem conhecimentos para ambos os lados ampliarem suas possibilidades de atuação e exercitarem sua criativadade.” (Simone Quintas)

ARTESÕES E DESIGNERS

O EVENTO

Os quatro dias de evento foram divididos em diversas palestras sobre criatividade, cocriação, comunicação e muito bate-papo.

Em paralelo haviam algumas exposições como a Emendas e Remendos, homenagem à Oficina de Agosto, criada pelo Toti, ex-dono de antiquário Antonio Carlos Bech que se instalou no vilarejo conhecido carinhosamente como Bichinho e iniciou seu projeto de ensinar arte, gerando empregos, desenvolvimento e reconhecimento a toda uma comunidade, transformando Bichinho em um polo de artesanato no país. Os móveis e objetos são todos produzidos com material de reaproveitado e nós tivemos o prazer de visitar pessoalmente a oficina.

Visita à Oficina de Agosto

Haviam as exposições das peças criadas no LAB entre designers e artesões; sem contar as diversas oficinas espalhadas pela cidade onde ensinavam fazer pão de queijo, harmonização de cervejas artesanais, pintura, cerâmica e modelagem até o processo de douramento – com folhas de ouro 22 quilates – e policromia.

Para finalizar, teve o agulhaço na Praça Largo das Forras, onde todos foram convidados a colocar a mão na massa e as agulhas em ação com a orientação da Dona Maria, bordadeira integrante do time criativo, e a incrível exposição de folhas secas bordadas pela Clarice Borian.

COCRIAÇÕES

Tem muuuuita coisa para mostrar, mas separamos algumas peças que gostamos mais e que melhor representam a Semana Criativa de Tiradentes:

Esse evento foi a oportunidade não apenas para conhecermos Tiradentes mas também para conhecermos pessoalmente muitas pessoas que tínhamos contato apenas online; como o pessoal do @homensdacasa , o lindo casal do @casa_dos_fundos e do @decor29, o incrível fotógrafo @lifebylufe e do perfil viajado do @viveraviagem. Sem contar o reencontro com a Nati do @apartamento203, a Gi do @lardocecasa e a Jeh do @decorechic.

Todos os @s reunidos!

Falta foto pra tanto @

 

Tiradentes irá deixar saudades, já queremos voltar e aproveitar ainda mais dessa cidade incrível

Confira o vlog completo sobre a Semana Criativa de Tiradentes:

 

 

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply