Lifestyle Viagens

CHILE | ENTRE LAGOS E VULCÕES

Quem não gosta de viajar? Com a gente não é diferente, sempre que podemos saímos para passear, seja com a família ou com os amigos, qualquer lugar é válido!

Depois de 10 ano de namoro conseguimos passear bastante, mas sempre por aqui – pros lados de São Paulo – e nos planejamos para poder fazer uma viagem mais longa. Decidimos que o destino seria o Chile, pois meu pai é de lá e ainda temos alguns parentes (isso também facilitou financeiramente a viagem hehehe).

Decidido o destino, tínhamos que definir o período que gostaríamos de estar na terra de Pablo Neruda, ai é que entra o passo mais difícil: o Roteiro! Apesar de Santiago ser o principal destino turístico do Chile, ficamos muito interessados pelo Sul, a Patagônia e Lagos Andinos. Como fazer tudo isso em 10 dias? 

Com ajuda da Baritur Turismo e de parentes, conseguimos fazer um super roteiro e aproveitar muito essa viagem. E aproveitamos para ver a neve do mês de Agosto! 

Santiago

(1 dia)

Chegamos na capital chilena de madrugada e dormimos na casa de um primo meu. Para quem não tem parentes no Chile indicamos ficar em um hotel no bairro Bela Vista ou Providencia, próximos ao centro. No dia seguinte, acordamos bem cedo e fomos caminhando para o centro. Lá visitamos La Moneda, Plaza de Armas e todo centro cultural incluindo as catedrais e prédios do governo. Almoçamos no Mercado Central, onde tem as famosas centollas (caranguejo gigante). Aqui uma dica: a centolla inteira é extremamente cara, procure um prato que contenha também carne de centolla, fica muito mais barato e você degusta da mesma forma. Depois do almoço, conhecemos uma gellateria artesanal chamada Empório La Rosa, na qual experimentamos sabores únicos de sorvetes. Se for lá, não deixe de provar os sabores: Rosas, Tangerina e Chocolate Amargo. Seguimos por Providência até chegar em La Chacona, uma das casas do poeta Pablo Neruda. Para finalizar o dia, subimos o cerro Santa Lucia e fomos contemplados com uma vista linda da cidade e da Cordilheira dos Andes.

O bairro de Bela Vista é bohêmio, com vários restaurantes e bares bacana. Aconselhamos escolher um de acordo com o cardápio e programação do dia, pode ir sem medo, pois os chilenos adoram uma boa comida e dificilmente você irá errar.

Depois de jantar, nós pegamos o último ônibus para cidade de Temuco, de lá locamos um carro para viajar o sul chileno. Dica: procure fazer as viagens entre cidades de madrugada, pois os ônibus são muito confortáveis, as estradas são boas e você pode descansar durante o percurso. 

Puerto Montt

(almoço em Angelmo)

Chegamos em Temuco pela manhã, pegamos o carro – já tinhamos feito a reserva online no www.econorent.cl – e seguimos pela Rota 5 durante 6 horas até Puerto Montt, uma cidade costeira no extremo sul. A cidade em si não possui muita coisa, mas o mercado de Angelmo vale cada garfada.

Angelmo é um aglomerado casinhas de palafita, rente ao mar, onde há uma feira de artesanato local e restaurante simples de família, comandados por poucas pessoas que cozinham, atendem e servem os clientes ao mesmo tempo. Foi lá que experimentamos o delicioso Pastel de Raiva – um escondidinho de queijos com carne de siri – , que valeu cada caloria. Ainda o prato foi acompanhado por um vinho Chileno e música ao vivo.

Puerto Varas

(3 dias)

Em Puerto Varas, que fica a 1h30 de carro de Puerto Montt,  tivemos nossa primeira experiência com vulcões. Foi incrível! Chegamos lá de noite e só vimos a cidadezinha toda iluminada e o “mar” – até então não sabíamos que o Lago Llanquihue era tão grande. Nos hospedamos no hotel Radisson e demos muita sorte com o quarto com vista para o lago. E, foi de manhã que acordamos com ESSE simples nascer do sol:

Sim, descobrimos só no dia seguinte que não era o mar e sim o lago Llanquihue. E, sim, o sol nasce entre os vulcões Osorno e Cabulgo. Ficamos apaixonados por essa vista e durante os três dias que ficamos em Puerto Varas, acordávamos mais cedo para ver esse espetáculo da natureza.

Tirando o nascer do sol, que só por ele vale a visita a Puerto Varas, há outros passeios interessantes que fizemos. Primeiro, fomos ao Saltos de Petrohué – uma trilha tranquila, cercada pelas águas esmeraldas e cascatas do Lago de Todos Los Santos.

Saindo de Petrohué, no trajeto de volta no carro, vimos uma placa para Osorno. Como ainda estava cedo, decidimos desviar e sem querer chegamos ao pé do Vulcão Osorno. Estava nevando e muito frio. Mesmo assim, resolvemos comprar o trajeto de teleférico até o cume. Apesar do frio, foi um dos melhores passeios que fizemos por lá. Demos a sorte do tempo abrir e vermos a vista do topo do vulcão. 

No último dia, fomos até uma cidade próxima fundada por imigrantes alemães: Frutillar (Importante: ir para almoçar e passear de tarde, se deixar para depois corre o risco de encontrar tudo fechado). Lá tem um pier com a vista oposta do lago para os vulcões que também é de tirar o fôlego. Para comer, indicamos o Clube Alemão: comida gostosa e com fartura!

Pulcón e Villarrica

(4 dias)

Há 5 horas e Puerto Varas, ficam duas cidades divididas por um outro vulcão: Pulcón e Villarrica. Ao chegar em Villarrica, recebemos as boas vindas com fumacinhas do vulcão de mesmo nome, O Vulcão Villarrica é como uma miniatura do Osorno, seu cume pode ser visto de qualquer lugar da cidade, é um charme!

Em Pulcón, indicamos o Hostel Chili Kiwi que é simples, super aconchegante e de frente para o lago e vulcão. 

Durante os quatro dias que ficamos por lá, divimos o tempo entre as duas cidades, comemos sopaipillas, andamos ne caiaque no lago, visitamos os Ojos de Caburga,  Saltos de China, Curarrehue e fomos nas Termas Los Pozones. Mas, a atividade mais legal que fizemos por la foi o snowboard no pé do Vulcão Villarrica. No centro da cidade de Pucón, há várias lojas para alugar roupas, equipamentos e contratar aulas, se preferir.

Para comer, indicamos muito o Restaurante Cassis – tem uma variedade de pratos e sobremesas para todos os gostos. Não esqueça de pedir o chocolate quente com rum!

 

Informações

 Baritur Viagens e Turismo

Calçada dos Gerânios , 114 / Sala 22 / Andar 2, Condominio Centro Comercial Alphaville –BarueriSP

Tel.: (11) 4193-3863

E-mail: atendimento@baritur.com.br

Econorent

 www.econorent.cl

reservas@econorent.cl

Hotéis

Santiago | Hotel Altiplanico Bellas Artes

Puerto Varas | Hotel Radisson

Pucón |  Hostel Chili Kiwi

 

 

 

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply